terça-feira, 21 de outubro de 2014

REBOL + Android : Configurando um ambiente para desenvolvimento no tablet.

Tenho um tablet Galaxy 10.1 que é utilizado basicamente em viagens. No resto do tempo ele fica bem paradão. Como existe uma versão de REBOL para Android, resolvi configurar um ambiente de desenvolvimento no tablet. Não é necessário nada de especial para a instalação dos programas. É possível configurar no celular mas, como não sou masoquista ...
São quatro programinhas para instalar:
  1. O r3-droid.apk. É necessário baixar e instalar manualmente pois ainda não está disponível no Google Play.
  2. Um teclado para quem pretende programar. O Hacker's Keyboard é uma boa pedida. Basta acessar o link e mandar instalar.
  3. Um editor de texto que possua algumas facilidades para o programador. A minha escolha recaiu sobre o Jota Text Editor. Também é só acessar o link e mandar instalar. Possui uma certa integração com REBOL, desde salientar a sintaxe (não é perfeita mas é melhor que nada e pode ser alterada/melhorada)até abrir o texto por uma aplicação (que pode ser escolhido o R3/Droid).
  4.  Como uso Linux e é mais complicado acessar os arquivos do tablet, uma solução simples seria o WiFi File Transfer que permite a transferência dos arquivos pela rede. Também é só baixar e instalar.
E é tudo. Podem existir outros programas melhores, mas foram as opções gratuitas que eu testei. No tablet, com o novo teclado e a integração do editor é relativamente confortável a criação e execução de programas. Algumas capturas de tela para mostrar como ficou:

A área de trabalho para o desenvolvimento ficou assim.O R3/Droid para testar os programas, o editor, um navegador (algumas páginas salvas na memória para recorrer em caso de dúvida) e um gerenciado de arquivos.




O R3/Droid sendo executado. Mais para testes já que ele aceita apenas uma linha para ser interpretada.




Teclado e o editor com sintaxe salientada (médio mas melhor que nada)


Acessando menu > file ...

temos acesso a opção "Open by Application"



... e podemos utilizar R3/Droid para que o programa sendo digitado seja enviado e executado (interpretado). É claro que optei por "Sempre".Vale constar que é possível criar um atalho Ctrl+R > Open by Application.


Para a tranferências de arquivos entre o table e o desktop. Basta acessar pelo navegador no desktop para ler ou enviar arquivos do tablet.




Não é um desktop mas é um ambiente bem interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário